domingo, 8 de janeiro de 2017
Lição 2 08/01/18 – Primeiro Trimestre de 2017 – adultos.
Lição 2 08/01/18 – Primeiro Trimestre de 2017 – adultos.
O Propósito do Fruto do Espírito
Propósito significa aquilo que se busca alcançar, objetivo. Tudo que Deus faz tem uma finalidade, logo existe também um intento para que o crente tenha uma vida frutífera: Glorificar o Todo-Poderoso. “Nisto é glorificado o meu Pai; que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15.8). É importante ressaltar que na lição temos duas palavras-chave: propósito e fruto.
Jesus nos adverte a respeito dos falsos profetas e nos ensina como podemos distingui-los dos verdadeiros. O Mestre nos mostra que os falsos profetas somente podem ser identificados por seus frutos, suas ações (v. 20). O Senhor Jesus deixou bem claro que os frutos são a prova, infalível da autenticidade de um ministério. Fruto no texto de Mateus refere-se a caráter.
Introdução - Na Bíblia a palavra fruto tem muitos significados. Ex. Jo 14.24
Interagindo com o professor - Devemos examinar não só as palavras dos mestres, mas também as suas atitudes. Cuide para que seus frutos sejam condizentes com seu ensino.
Tópico I – A Vida Controlada Pelo Espírito Santo
1.1 – O que significa ser controlado pelo Espírito Santo? Significa ser cheio do Espírito Santo diariamente. Ef 5.18 “Mas enchei-vos do Espírito Santo”. É buscar constantemente o poder do Espírito Santo.
1.2 – Um viver santo. Sendo cheio do Espírito Santo Ele nos ajuda a ter uma compreensão melhor de Deus e do seu Reino. Ele deseja nos ensinar a viver em novidade de vida, em santidade. 1º Co 2.10-15.
1.3 – A verdadeira comunhão. Para ter uma vida de comunhão com Deus o cristão deve investir tempo no relacionamento com Deus. Os 6.3. Ore Jejue e adore ao Senhor. Essa comunhão com Deus vai gerar em nós frutos excelentes que deixarão claro que Deus habita em nós.
Tópico II – O Fruto do Espírito Evidencia o Caráter de Cristo em Nós.
2.1 – O que é caráter? Caráter é a soma de nossos hábitos. São as características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética. Nossas ações e frutos identificam o caráter de Cristo em nós. Quem pela fé recebe a Jesus Cristo como Salvador passa por uma transformação interior, recebendo uma nova vida, ou seja, uma nova maneira de pensar e agir 2Co 5.17.
2.2 – O caráter gerado pelo Espírito Santo. O Senhor Jesus afirmou que o Espírito Santo habitaria em nós Jo 14.17. Precisamos ter consciência que de que o Espírito Santo trabalha em nós, não somente para nos conceder dons e talentos, mas para nos transformar.
2.3 – Um novo estilo de vida. Viver em novidade de vida não é fácil Mt 7.14. Muitos estão pregando um falso evangelho que não exige renúncia e nem mudança de vida. Muitos sob a influência de Satanás, estão operando sinais e prodígios, imitando as obras de Cristo, porém seus frutos revelam que não pertencem a Jesus Cristo. Como identificar um crente autêntico? Ele pode ser identificado não por aquilo que possui, mas por aquilo que é Jo 15.4.
Tópico III – Testemunhando as Virtudes do Reino de Deus.
3.1 – O propósito do fruto. Você não foi salvo para somente frequentar uma igreja, mas para revelar Cristo ao mundo através de um viver santo, justo, em meio a uma sociedade corrompida Fp 2.15. Fomos retirados do mundo para que sejamos testemunhas de Cristo Is 43.10. Nós precisamos viver aquilo que pregamos e ensinamos se assim quisermos ter uma vida frutífera.
O propósito do fruto é que o nome do Senhor seja glorificado e que pessoas, ao observarem nosso caráter, desejem entrar pela porta estreita, o caminho apertado.
3.2 – Uma vida produtiva. O crente precisa ter uma vida espiritual frutífera para que não seja arrancado.
3.3 – O que fazer para manter a produtividade? Deus cuida de nós para que venhamos a frutificar. Isso significa que algumas vezes somos “podados”, ou seja, passamos por aflições e dificuldades. As aflições não são para nos destruir, mas contribuem para que venhamos nos tornar pessoas mais fortes, capazes de produzir frutos em abundância.
Podemos concluir afirmando que todo cristão precisa ter uma vida frutífera. Aqueles que estão em Cristo, que foram transformados por sua maravilhosa graça dão sempre bons frutos.
Fonte: Lições Bíblicas CPAD
http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/lb-adultos/485-04-01-2017-adultos-2.html
Ax. Alcides Almeida
Assinar:
Comentários (Atom)