CONSELHOS PARA O DIA-A-DIA
Lição 8 – TENHA CUIDADO COM O QUE FALA
Texto Bíblico: Provérbios 10.19-22,31,32; 12.13-22
O apóstolo Tiago compara a língua à força de um pequeno leme, capaz de conduzir a nau de um lado para outro ao menor movimento dos braços do piloto. Ela é um símbolo maior do efeito da palavra, que concentra um elevado poder de bênção ou maldição, elevar ou destruir, trazer a vida ou matar, agregar ou desagregar. Esse domínio implica algumas precauções práticas, como, por exemplo, nunca reproduzir coisas que você ouviu a respeito de terceiros, principalmente de caráter depreciativo, porque nem tudo o que se ouve é a exata expressão da verdade. Há coisas, que jamais podem ser passadas adiante. Participar de rodinhas onde a futrica corre solta é contribuir deliberadamente para espalhar veneno mortal contra o caráter alheio.
Mas manter o domínio verbal não significa silenciar-se, tornar-se alienado ou deixar de posicionar-se, quando as circunstâncias o exigem. Significa, isto sim, estar consciente de que há tempo para todas as coisas, entre elas o ato de falar, com algumas implicações. A primeira delas é falar na hora certa, no lugar certo e com as pessoas certas. Em outras palavras, cada assunto deve ser tratado no foro adequado.
Muitos fatos tomam dimensão exagerada e maledicente, porque cada um que os comenta não pensa duas vezes em acrescentar-lhe a sua visão pessoal, baseada em conclusões apressadas ou tendenciosas, de tal maneira que dali a pouco uma pequena formiga vira um monstro de sete cabeças cuspindo fogo por todas as ventas.
Texto extraído da obra “A Transparência da Vida Cristã. Rio de Janeiro”, editada pela CPAD.
SUBSÍDIO DO SITE DA CPAD: www.cpad.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário