segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O QUE APRENDEMOS

     A Lição de número 6 desde Domingo 05/02/12 falou a respeito da Prosperidade dos Bem-aventurados.
     A expressão Bem-aventurado vem da palavra latina beatus (feliz) que originou a palavra beatitude (bem aventurança).
     O Evangelista Mateus usou o vocábulo grego makarios (Alegria Divina e perfeita). No capítulo 5 de seu livro.
     O Salmista no salmo 1 usou o vocábulo hebraico esher (sentido de quão felizes são!).
     As bem aventuranças proferidas por Jesus no Sermão do Monte nos trás muitas lições.

1 Bem-aventurados os pobres.
Jesus se referia aos pobres de espíritos. São aqueles que tem necessidade espiritual, que sentem essa necessidade, que dependem de Deus para tudo. Ele se sente carente das coisas espirituais. Sl 42. 1-5.

2 Bem-aventurados os que choram.
Deus irá consolar os que choram por uma boa causa. Se você chora por uma necessidade espiritual com certeza Deus irá consolá-lo. Se você chora pela situação de pecado da sua Nação, Deus se agrada e com certeza irá te consolá. a Bíblia trás varios exemplos de pessoas que choraram por algo e que Deus se agradou e os consolou. Ana chorou pedindo um filho, e disse que esse filho, ela daria ao Senhor todos os dias. 1º Sm 1.11.

3 Bem-aventurados os mansos.
Quantos crentes não precisam de mansidão. A mansidão é um dos frutos do Espírito Gl 5.22. Quantos deixam Jesus e ficam irado por receberem um Não da parte de Deus. Quando Deus diz não é porque Ele sabe o teu futuro e só tem o melhor para você.

4 Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça.
Deus é justo e devemos esperar na justiça divina. Quantos clamam pela justiça terrena e só tem decepção. Os homens que não conhecem Deus estão sempre burlando as leis, mas Deus é justo e na instauração de seu Reino fará justiça aos injustiçados.(Obs. isso não quer dizer que não devemos procurar os nossos direitos. Entendam.)

5 Bem-aventurados os misericordiosos.
Muitas vezes queremos julgar os outros e esquecemos da misericórdia esquecemos dos nossos erros. Jesus certa vez disse: tira primeiro a trave do teu olho... Mt 7.5. O misericordioso tem um coração perdoador e está sempre disposto a socorrer os mais necessitados. Precisamos socorrer os órfãos as viúvas e os que se encontram em necessidade material e espiritual.

6 Bem-aventurados os limpos de coração.
O homem que se encontra com o coração impuro não pode chegar até Deus a Bíblia diz que Deus é Santo.   O que queremos dizer com Chegar é no sentido de adorá-lo.

7 Bem-aventurados os pacificadores.
Pacificador é o que semeia a paz. A Bíblia afirma que Jesus é o Príncipe da Paz. Is 9.6.

8 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça.
Sofrer injustiça e ser perseguido por causa do Reino de Deus são evidências de uma bem-aventurança eterna. Jesus disse a esses perseguidos, deles é o Reino dos Céus.

     Com isso aprendemos que a Prosperidade dos Bem-aventurados está em ser como Cristo. Buscar as coisas de cima em primeiro lugar. Cl 3.1.
   
     Orai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário