Em lições passadas, estudamos sobre a importância da Oração, o que é oração, a oração no AT e em um NT, estudamos ainda sobre homens que viveram uma vida regada de oração, homens que foram bem sucedidos em tudo. Hoje, iremos estudar sobre o crente que não ora e as consequências sofridas pela ausência de oração em sua vida.
QUANDO O CRENTE ORA... MAS QUANDO O CRENTE NÃO ORA?
O crente que não ora, tende a desobedecer, não tem comunhão com o Pai, não tem Fé, é insubmisso e não vive debaixo da dependência do Senhor. A ausência de oração em Israel levou o povo por diversas vezes a apostasia. Geazi, servo do profeta Eliseu, viveu ao lado desse homem por muitos anos, mas nos deixa o exemplo, que intimidade com Deus é algo pessoal, Eliseu tinha, Geazi não (2Rs 5.20-27; 6.14-16). Você é o crente Geazi ou o crente Eliseu? Analisando a história dos dois, observamos que Eliseu foi um vitorioso, um profeta bem sucedido, quanto a Geasi, resta apenas alguns relatos sombrios de sua vida.
Quando o crente não ora... É impossível!
É a oração que liga a alma do homem a Deus (Jr 33.3)
É a oração que salva e liberta (Mt 17.21; Rm 10.9)
É a oração que abre portas (Mt 7.7; At 12.15-25)
A oração é a arma do crente para vencer o mundo (Rm 15.30)
Jesus venceu as potestades, foi ao inferno e tomou à chave da morte. Sua vida no NT foi uma vida de oração (Mc 1.35; Lc 5.16; 6.12), no batismo (Lc 3.21-33), na escolha dos dozes apóstolos (Lc 6.21), na confissão de Pedro (9.18), no Getsêmani (Lc 22.39) e na transfiguração (9.28).Foi ele quem fez a oração mais longa do NT Jo 17. Jesus ora novamente por aquela glorificação que vem com a cruz (1-5), pelos seus discípulos (VV. 6-9) e pela Igreja Cristã que viria a existir (VV. 20-25).
PALAVRA CHAVE (OBEDIÊNCIA)
As palavras hebraicas e gregas traduzidas como obedecer ou obediência são geralmente shama‘ e as cognatas de akuo. O significado básico de ambas é “ouvir”. De fato, muitas vezes que o tradutor se confronta com estas palavras e seus cognatos, é muito difícil determinar se a tradução mais apropriada é ouvir ou obedecer. Esta dificuldade, porém, oferece uma visão profunda do conceito bíblico básico de obediência, um conceito que ocorre tanto no AT como no NT.
Muitas passagens referentes ao ouvir e a obediência obviamente têm em vista este aspecto de resposta positiva e ativa. “Quem tem ouvido para ouvir, ouça (Mt 11.15; 13.9, 43; Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22; 13.9). VEJA OUVIDO. “O homem sábio é aquele que ouve as minhas palavras e as pratica (Dt 5.1; Mt 7.24; Tg 1.19; Ap 1.3).
Ev. Robson Manoel Lucena e-mail:ebd@assembleiadedeus-abreuelima.org
(Fone EBD: 41091966) FONTES BIBLIOGRÁFICAS Bíblias de Estudos: Pentecostal, Explicada, Almeida, Aplicação Pessoal, Dake; Estudo Panorâmico da Bíblia (ED. Vida); DC Vine, wycliffe, strong, Aurélio; Teologia Sistemática de Eurico Bergstén (CPAD); Teologia Sistemática (Charles Hodge, Hagnos); Enciclopédia de Bíblia “Teologia e Filosofia” R.N. Champlin (HAGNOS); DC internacional de Teologia do NT (Vida Nova); DC da Bíblia John D. Davis; Pequena Enciclopédia Bíblica (O.S. Boyer).
Nenhum comentário:
Postar um comentário