quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VOCÊ QUER MESMO SER UM VENCEDOR EM 2011?

Comecei ontem a escrever pequenas frases no Twitter e no Facebook que começam assim “Para vencer no Ano Novo”. E desejo, a partir delas, escrever textos inspirativos neste blog que ajudem o querido internauta a ser bem-sucedido não somente no começo deste ano, mas em todos os meses de 2011. Transcreverei aqui as tais frases, acompanhadas de comentários.
Para vencer em 2011, leia a Bíblia e bons livros. O segredo do cristão vencedor está no tempo que ele dedica à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra. Dedique à leitura bíblica com meditação o mesmo tempo que você dedica ao Twitter, ao Facebook, ao Orkut, ao seu blog... Duro é esse discurso, não? Mas leia também bons livros. Eu, por exemplo, ganhei do meu irmão, o pastor Renato Zibordi, a motivadora obra Pão Diário, da RTN. Esse ótimo livro devocional será objeto de minha leitura cotidiana.
Para vencer em 2011, tenha uma vida de oração. Jesus Cristo, o nosso modelo, sempre viveu em oração. Orar é mais que dizer a Deus o que precisamos. Afinal, Ele já conhece todas as nossas necessidades! Quem ora demonstra que possui um bom relacionamento com o Pai celestial. E Ele se alegra quando abrimos o nosso coração para Ele. Mas lembre-se: oração deve envolver adoração e louvor, ações de graça, intercessão e súplica pessoal. Não significa cobrar, decretar, exigir, determinar... Medite em Mateus 6 (todo o capítulo).
Para vencer em 2011, frequente a Escola Dominical. Eu nem sempre posso estar nessa maravilhosa escola, em razão das viagens que faço ao longo do ano, que não são poucas. Contudo, pretendo envidar todos os esforços para aprender mais da Palavra e apreendê-la em meu coração juntamente com a minha família na Escola Bíblica Dominical. Por isso, através deste blog, lancei a campanha: “Para ter um 2011 especial, participe da Escola Dominical”.
Para vencer em 2011, “seja amigo” e “siga” na Internet pessoas que possuem (ou pelo menos aparentam ter) motivações nobres. Seguir e ser amigo, em blogs e redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, significa apenas acompanhar o que alguém publica. É bom explicar isso, pois há internautas que levam tudo ao pé letra. Amigos virtuais são muitos. Amigos verdadeiros, pouquíssimos. É claro que, em nossa caminhada, precisamos ter amigos de verdade e seguir ao maior de todos os amigos, o Senhor Jesus (Lc 9.23; Jo 15.13).
Para vencer em 2011, “Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele” (Pv 26.4). Depois de algumas experiências desagradáveis na grande rede, descobri que não vale a pena debater com pessoas tolas, iracundas, invejosas, mal-intencionadas, soberbas, ainda que se considerem muito sábias. A melhor coisa a fazer é ignorá-las, deixando que escrevam no livro de Deus as suas palavras torpes, caluniosas e maldosas. Como dizem as Escrituras, “todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co 5.10).
Em tempo: Feliz Ano Novo!
Ciro Sanches Zibordi

QUANDO O CRENTE NÃO ORA - Ev. Robson Manoel

Em lições passadas, estudamos sobre a importância da Oração, o que é oração, a oração no AT e em um NT, estudamos ainda sobre homens que viveram uma vida regada de oração, homens que foram bem sucedidos em tudo. Hoje, iremos estudar sobre o crente que não ora e as consequências sofridas pela ausência de oração em sua vida.
QUANDO O CRENTE ORA... MAS QUANDO O CRENTE NÃO ORA?
O crente que não ora, tende a desobedecer, não tem comunhão com o Pai, não tem Fé, é insubmisso e não vive debaixo da dependência do Senhor. A ausência de oração em Israel levou o povo por diversas vezes a apostasia. Geazi, servo do profeta Eliseu, viveu ao lado desse homem por muitos anos, mas nos deixa o exemplo, que intimidade com Deus é algo pessoal, Eliseu tinha, Geazi não (2Rs 5.20-27; 6.14-16). Você é o crente Geazi ou o crente Eliseu? Analisando a história dos dois, observamos que Eliseu foi um vitorioso, um profeta bem sucedido, quanto a Geasi, resta apenas alguns relatos sombrios de sua vida.
Quando o crente não ora... É impossível!
É a oração que liga a alma do homem a Deus (Jr 33.3)
É a oração que salva e liberta (Mt 17.21; Rm 10.9)
É a oração que abre portas (Mt 7.7; At 12.15-25)
A oração é a arma do crente para vencer o mundo (Rm 15.30)
Jesus venceu as potestades, foi ao inferno e tomou à chave da morte. Sua vida no NT foi uma vida de oração (Mc 1.35; Lc 5.16; 6.12), no batismo (Lc 3.21-33), na escolha dos dozes apóstolos (Lc 6.21), na confissão de Pedro (9.18), no Getsêmani (Lc 22.39) e na transfiguração (9.28).Foi ele quem fez a oração mais longa do NT Jo 17. Jesus ora novamente por aquela glorificação que vem com a cruz (1-5), pelos seus discípulos (VV. 6-9) e pela Igreja Cristã que viria a existir (VV. 20-25).
PALAVRA CHAVE (OBEDIÊNCIA)
As palavras hebraicas e gregas traduzidas como obedecer ou obediência são geralmente shama‘ e as cognatas de akuo. O significado básico de ambas é “ouvir”. De fato, muitas vezes que o tradutor se confronta com estas palavras e seus cognatos, é muito difícil determinar se a tradução mais apropriada é ouvir ou obedecer. Esta dificuldade, porém, oferece uma visão profunda do conceito bíblico básico de obediência, um conceito que ocorre tanto no AT como no NT.
Muitas passagens referentes ao ouvir e a obediência obviamente têm em vista este aspecto de resposta positiva e ativa. “Quem tem ouvido para ouvir, ouça (Mt 11.15; 13.9, 43; Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22; 13.9). VEJA OUVIDO. “O homem sábio é aquele que ouve as minhas palavras e as pratica (Dt 5.1; Mt 7.24; Tg 1.19; Ap 1.3).

Ev. Robson Manoel Lucena e-mail:ebd@assembleiadedeus-abreuelima.org
(Fone EBD: 41091966) FONTES BIBLIOGRÁFICAS Bíblias de Estudos: Pentecostal, Explicada, Almeida, Aplicação Pessoal, Dake; Estudo Panorâmico da Bíblia (ED. Vida); DC Vine, wycliffe, strong, Aurélio; Teologia Sistemática de Eurico Bergstén (CPAD); Teologia Sistemática (Charles Hodge, Hagnos); Enciclopédia de Bíblia “Teologia e Filosofia” R.N. Champlin (HAGNOS); DC internacional de Teologia do NT (Vida Nova); DC da Bíblia John D. Davis; Pequena Enciclopédia Bíblica (O.S. Boyer).