Por Ismael Ramos

INTRODUÇÃO
Salomão amava ao Senhor e seguia os conselhos de seu pai.
(I Crônicas 22.9) Filho de Davi e Bate-Seba, o terceiro rei de Israel. I Reis caps. 1-11 e II Crônicas 1-9, narram a sua história. Durante seu glorioso reinado, Israel atingiu o auge de seu domínio.
Salomão dominava todos as terras conquistadas por Davi (I Reis 5.4) e na Palestina subjugou todos os habitantes que não eram israelitas (I Reis 9.20,21). Viveu num lar marcado por problemas morais, incesto, assassinato, usurpação, prostituição realizadas por parte de seus familiares. A última parte de seu reinado não correspondeu à esperança do início, quando, na sua famosa experiência em Gibeão (I Reis 3.9), ele escolheu em lugar de muitos dias de vida, o ouro e a vitória sobre os seus inimigos, a sabedoria, e deu-lhe Deus, além de riquezas e honra, "um coração sábio e entendido."
Como disse Robert L. Brandt: "O coração de Deus é cativado não somente por uma atitude humilde, mas também por uma petição destituída de egoísmo."
AS CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO DE SALOMÃO
Segundo Eliezer de Lira e Silva, comentarista desta lição, o mesmo apresenta 3 características na oração do rei Salomão.
a) Salomão confessou que Deus é único.
Em sua oração, sendo a mais longa oração da literatura bíblica (I Reis 8.22-53), Salomão apresenta Deus como único Deus, em cima nos ceus e embaixo na terra (I Reis 8.23)
b) Salomão proclama a fidelidade de Deus.
A apresentação de Deus como sendo fiel por Salomão, mostra o quão é importante anunciarmos esta fidelidade Divina, pois a construção da mesma são povo da fidelidade de Deus por meio da promessa feita a Davi, pai do rei Salomão. (I Reis 8.25,26)
c) Salomão era sensível ao bem estar de seu povo.
Em I Reis 8.28-34, vemos exemplo do amor e benevolência de salomão pelo povo; um rei que em sua oração demonstra preocupação pelo bem-estar do povo, tanto nas necessidades sociais, quanto espirituais.
A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA
O verbo interceder, significa, intervir (a favor de alguém ou de algo); pedir, rogar (por alguém).
A oração intercessória é, portanto, a conversa do homem com Deus em favor de outrem.
Salomão - I Reis 8.22-54
Abraão - Gênesis 18.22-33
Moisés - Hebreus 11.24-26
Ana, a profetisa - Lucas 2.36-38
Estes dito acima são exemplos de que demonstraram sensibilidade espiritual e social pelo povo.
O próprio Jesus Cristo (Lucas 23.34) mesmo na cruz, intercedeu pelo povo, rogando ao pai o seu perdão.
CONCLUSÃO
Como está sendo feita a sua oração? de forma egoísta? esquece-se dos outros?
Que a partir destes instantes, mediante ao que já aprendemos, possamos colocar em prática a oração sábia, a oração intercessória, não sendo egoísta, pois finalizo estas palavras com a citação falada por Robert L. Brand:
"Digno de destaque na oração de Salomão é sua consciência de que as bençãos e as provisões de Deus estão relacionadas a ações concretas no sentido de satisfazer aos requisitos e condições divinos. Esquecer esse fato é orar em vão."
Portanto, sejamos sábios em nossas orações.
Por Ismael Ramos
Fontes bibliográfica:
-Bíblia de Estudo Pentecostal (Revista e Corrigida, 1995)
- Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa - Caldas Aulete. Ed. Brasil
- Concordância Bíblica; Tradução e Adaptação de Jabes Torres. 26ª edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário