"Eu tenho a certeza de que as escolas dominicais são, atualmente, a melhor instituição prática para controlar esses elementos indisciplinados e violentos da sociedade e providenciar-lhes uma educação básica." (Robert Raikes em audiência com a Rainha Carlota da Inglaterra)
História da Escola Dominical no Mundo
As origens da Escola Dominical já existe desde os tempos bíblicos, mediante a ordença Divina ao povo de Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Podemos ver que a história do ensino bíblico começa em Moisés e vai passando pelos tempos dos reis, sacerdotes, profetas, Esdras, ministério de Jesus e Igreja Primitiva, estas são as raízes da Escola Dominical.
Apesar de já haver reuniões similares de instrução bíblica, Robert Raikes (1736-1811) aparece na história para popularizar e dinamizar esse ensino bíblico debaixo da graça de Deus, jornalista episcopal com 44 anos, iniciou na cidade de Gloucester, localizada no Sul da Inglaterra em 1780 um trabalho de educação cristã ministrada à crianças que não frequentavam escola.
Robert Raikes trabalhava entre os detentos da cidade e observando a delinquência infantil na cidade, pensou no futuro daquelas crianças e o que para muitos era um problema que parecia insolúvel, ele decidiu fazer algo em favor delas, a fim de que mais tarde não fossem parar na cadeia. Todos os domingos Robert Raikes saia pelas ruas a convidar as crianças transgressoras, para se reunirem e aprender a palavra de Deus, além do ensino das escrituras, Raikes ministrava-lhes várias disciplinas seculares: Matemática, História, instrução moral e cívica e o inglês.
Podemos ver que tudo que fazemos para o crescimento da obra de Deus, sempre surgem impecilhos e barreiras que tentam nos tirar dos planos divinos e foi o que ocorreu na jornada deste grande homem. Raikes chegou até a ser acusado de ser "Profanador do Domingo", alguns chegavam a dizer: Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? mas o que o povo não sabiam era que ali estava sendo sustentada e fundamentada a maior de todas Escolas Teólogica do Mundo, Escola Dominical.
Embora Raikes tenha começado esta atividade em 1780, foi apenas em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que colocou em prática a divulgação dos resultados desta obra pioneira, mais preciso no dia 3 de novembro de 1783 foi realizado a publicação destes dados no Gloucester Jornal, em que era redator. Eis o porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical. Raikes contava com o apoio de inumeráveis pessoas, tais como, John Wesley (1703-1791) e William Fox. Em 1788 a Escola Dominical já possuia, só na Inglaterra, mais de 250 mil alunos matriculados.
Raikes não sabia que estava dando inicio a uma obra espiritual de grande porte que atravessaria fronteiras e séculos como sendo a mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus e que nenhuma igreja, hoje, começa sem dispor de uma Escola Dominical. Raikes demonstrou uma verdadeira vida de consagração em serviço do Mestre.
História da Escola Dominical no Brasil
Os missionários escoceses Robert Read Kalley (1809-1888) e Sara Poulton Kalley (1825-1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Apesar de conhecermos a história de que antes mesmo de eles chegarem aqui, já havia reuniões de Escola Dominical, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idoma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Entendemos os Metodistas serem os pioneiros, quando em viagem para o Brasil em 19 de agosto de 1835 o missionário, Rev. Fountain E. Pitts viu um grande campo para evangelização, observou uma porta oportuna para a pregação do Evangelho, mesmo o país sendo de caráter católico. Só em 29 de abril de 1836, o missionário, Rev. Justin Spaulding, desembarca no Rio de Janeiro com esposa e filho, dando inicio ao ensino da palavra de Deus com mais de 40 crianças e jovens, reunindo-se aos domingos às 16:30, tendo duas classes de pretos, uma fala inglês, a outra em português.
Segundo alguns historiadores, afirmam que a primeira Escola Dominical no Brasil dirigida em português, foi organizada no dia 01 de maio de 1836, baseados em documentos que possuem. Porém em 1841 os trabalhos metodista encerram no Brasil, o Rev. Spauldinh retorna aos Estados unidos. Essa missão Metodista só teria o seu reinício definitivo no Brasil, em 05 de agosto de 1867 com a chegada do Rev. Junius Eastham Newman (1819-1895) no Rio de Janeiro.
Uma Escola Definitiva dar-se inicio com a chegada no Rio de Janeiro no dia 10 de maio de 1855, às cinco horas da manhã, do médico e pastor escocês Robert Reid kalley acompanhado de sua esposa, Sarah Poulton Kalley. Depois de alguns meses no Brasil anunciando a palavra de Deus, em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras Brasileiras, com apenas cinco crianças, mas a semente foi plantada, germinada e foi suficiente para florescer esse trabalho e alcançar várias cidades em nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Segundo algumas informações da Igreja Congregacional de Petrópolis, o local onde funcionou a primeira Escola Dominical no Brasil, está instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu).
Segundo Antonio Gilberto em seu livro "A Escola Dominical" (2003-p.16): Atualmente, o número de alunos em todo o mundo atinge quase 100 milhões. Há cerca de quatrocentas mil escolas, com quatro milhões de professores.
Desde então a Escola dominical vem crescendo em toda denominação, trazendo a importancia e ensinamentos de Deus e sua Palavra (Bíblia Sagrada). Foi assim o começo do maior movimento histórico bíblico em todo o mundo - Escola Dominical.
Concordo com Antonio Gilberto em dizer que o plano divino inclui também as crianças, pois devemos lembrar que a Escola dominical nasceu como um movimento entre as crianças. Aprendamos com Jesus. (A Escola Dominical, 2003-p.18)
Por Ismael Ramos.
Notas Bibliográficas:
GILBERTO, Antônio. A Escola Dominical - A história da mais importante Instituição de Estudo bíblico e a sua importância para o povo de Deus. 2003-3ª edição.
http://www.metodistasonline.kit.net/historiaedbrasil.htm
http://www.escoladominical.com.br/
http://www.icrvb.com/conteudo.php?id=88

Nenhum comentário:
Postar um comentário